História do vôlei de praia
Conhecendo o Vôlei de Praia
O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino).
O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas Olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui 3 sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.
Para marcar o ponto a equipe deve fazer a bola passar por cima da rede e atingir a quadra do adversário.
Regras diferentes daquelas do voleibol de quadra.
As maiores diferenças entre o voleibol e o voleibol de praia são as seguintes:
Ambiente de jogo: areia em vez de uma quadra.
Tamanho das equipes: dois jogadores em vez de seis. Não há substituições.
As regras para o levantamento são diferentes: toques duplos são julgados com mais rigidez, entretanto, a tolerância para com as conduções é maior.
O bloqueio conta como toque da equipe. Portanto, caso a bola toque no bloqueador, a equipe dele só poderá tocar na bola mais duas vezes. Todavia, o jogador que tocou a bola no bloqueio pode fazer o toque seguinte.
Não existem erros de posicionamento na praia, os jogadores podem trocar de posição à vontade.
Durante os dois primeiros sets, as equipes trocam de lados da quadra a cada sete pontos disputados. Durante o set de desempate, elas fazem isso a cada cinco pontos disputados.
Cada equipe tem direito a apenas um