Historia do Volei de Praia
Naturistas jogando voleibol de praia em 1958 no Canadá.
O voleibol de praia evoluiu a partir dos jogos de voleibol disputados socialmente na praia de Santa Mónica na Califórnia, EUA, na década de 1920, tendo chegado à Europa na década seguinte.
O primeiro torneio de voleibol na areia no Brasil aconteceu em 1947, sendo organizado pelo Jornal dos Sports. A disputa aconteceu em times de 6 masculinos, 6 femininos ou através de equipes de 6 mistas, tendo no máximo duas a três mulheres. Esse torneio contou com vários jogadores de clubes cariocas. Posteriormente o Jornal dos Sports organizou os campeonatos de 48, 49, 50, 51 e 52. As partidas costumavam acontecer em Copacabana, Ipanema e na Urca, mas as finais geralmente eram na rede do Bebê Barreto, no posto 6 em Copacabana. Os torneios só voltaram ocorrer novamente em
62.
Jogadoras do Cooperação Esporte Clube na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, em 22 de dezembro de 1951.
Time misto do Cooperação Esporte Club em 1950, no posto 6 em Copacabana
Na década de 1940, disputavam-se dois torneios amadores na praia de Santa Mônica onde mais tarde tentou, sem sucesso, começar um campeonato profissional. Ainda em Santa Mónica, durante a década de 1970 começaram a realizar-se alguns torneios profissionais, patrocinados por empresas de cerveja e cigarros.
Naturistas também foram grandes adotadores do esporte desde a década de 1920, tendo aproximadamente 70 campeonatos anuais na américa do norte.
[]
Em 1987 o 1º Mundial de Voleibol de Dupla na Areia, sendo realizado no posto 11 em Ipanema, Rio de Janeiro. A seleção das duplas brasileiras foi através de campeonatos classificatórios para o evento, as melhores e as mais conhecidas duplas norte-americanas foram convidadas para a disputa e as duplas do Japão, México, Argentina, Chile e Itália também passaram por seletivas para disputar o Mundial. Em 1988, aconteceu o 2º Mundial de Voleibol na Areia, foi realizado no mesmo local do 1º Mundial, posto 11