Paz nas comunidades
Futevôlei
Vigiar esta página
Futevôlei
Gente jugando al futvóley.JPG
Uma partida de futevôlei
Outros nomes Futevólei, Foot Volley
Autoridade máxima FIFv
Ano de criação 1975, criado por Patola
Origem Brasil
Participantes 2, 3 ou 4 por equipe
Local de disputa Quadra de Areia
Duração variável
Pontuação • melhor de 3 sets;
• 18 pontos por set, 15 pontos no 3º set (decisivo);
• diferença mínima de 2 pontos para fechar cada set;
• pontos corridos (sem vantagem);
Equipamento bola, rede
Olímpico Não
O futevôlei (português brasileiro) ou futevólei (português europeu) é uma modalidade de esporte originada nas praias de Peruíbe por volta de 1970. Trata-se de uma variedade de vôlei de praia em que só os membros inferiores, a cabeça, os ombros, o peito e as costas (exceto braço e mãos) dos jogadores podem tocar a bola. Posteriormente, o esporte se difundiu também fora do Brasil - na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos.
É praticado numa quadra de vôleibol, bem parecida com a de vôlei de praia, com as medidas de 9 metros de largura por 18 metros de comprimento e dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura.
Joga-se em sistemas de duplas (2x2), trios (3x3)[1] ou quartetos (4x4)[2] masculinos, femininos ou mistos. Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos como no futebol.
Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas — tal como no vôlei ou no vôlei de praia. Também da mesma forma que o vôlei, o jogo é disputado em sets (de 18 pontos sem vantagem). Os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária e é desviada para fora da quadra pelos jogadores adversários ou quando bate em algum jogador adversário antes de bater no chão.
História
Expansão
Fundamentos técnicos
Regras
Campeonatos
Ver Também