Você
Crise de 29 ocorreu nos EUA, devido a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque (que decorreu da alta produção e pouco mercado-consumidor). A Primeira Guerra mundial teve como palco principal a Europa, os países que mantinham aliança com os EUA, estavam importando produtos já que suas indústrias estavam fechadas por causa de bombardeios entre outras ações que colocavam em risco a vida dos trabalhadores. Houve o surgimento do AMERICAN WAY OF LIFE (modo de vida americano)= gastos excessivos. A Primeira Guerra acaba e as indústrias europeias começam a se reconstruir, mas a produção americana continua no mesmo ritmo. A Europa (apenas os países que eram ''amigos'' dos EUA) começa a parar cada vez mais de importar os produtos americanos, pois suas industrias estavam voltando a funcionar. A economia americana começa a cada vez mais entrar em risco até que em outubro de 1929 a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebra. Como solução do problema, foi criado o New Deal (conjunto de medidas criadas para amenizar os efeitos devastadores da crise). Uma das principais medidas desse ''plano'' foi a construção de obras públicas (Empire State foi criado nessa época), pois assim mais empregos seriam gerados e obviamente diminuiria o número de pessoas desempregadas (medida deu certo). O New Deal foi criado por Franklin Roosevelt. Em cerca da década de 40 a economia americana estava reconstruída.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados