Considerações UFPR 2013
A questão solicitava a redação de um texto que explicitasse a opinião do chargista Paixão, da Gazeta do Povo, a partir dos elementos apresentados em duas imagens disponíveis no enunciado da questão: a própria charge e a célebre foto do hasteamento da bandeira americana em Iwo Jima, na Segunda Guerra Mundial. O comando mencionava explicitamente os limites de linhas exigidos nessa questão – entre 10 e 12.
Levando-se em conta esses critérios, foram considerados BONS ou MUITO BONS os textos que atenderam a essas exigências: mencionaram a charge e relacionaram sua interpretação com a foto exibida, captando o viés crítico do desenhista; também demonstraram bom domínio linguístico, isto é, não exibiram problemas de nexo coesivo ou de ortografia e, ainda, os que assim constituídos apresentaram bom domínio de língua culta e boa análise a partir das imagens apresentadas.
Foram considerados REGULARES os textos que atenderam minimamente ao solicitado, sendo eventualmente lacunares em um dos quesitos exigidos: quanto à apreensão da perspectiva crítica do chargista ou quanto à organização textual. Ficaram nesse patamar textos com sintaxe menos elaborada e léxico corriqueiro.
Foram considerados INSUFICIENTES textos que não atenderam ao comando da questão: não respeitaram as orientações dadas, não focalizaram a charge e sua interpretação, bem como textos com graves problemas de articulação, de nexo linguístico e de pouco ou nenhum domínio de escrita – tanto de ortografia quanto de encadeamento.
O domínio adequado, seja de vocabulário, seja de encadeamento e de construções sintáticas, elevou a pontuação em cada um dos níveis descritos. Igualmente, a falta de estruturação sintática adequada e de domínio vocabular fez baixar esses patamares.