Você tem medo de rato?
* Por Nelson Pagno Moreira
Você tem medo de Rato?
Isso mesmo, no rigor da frase. Você tem medo de Rato? É, mais deveria, alem de sua aparência asquerosa e repulsiva, este astuto roedor carrega consigo inúmeras doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, dentre elas a mais conhecida é a Leptospirose, que na vida moderna devido aos alagamentos e enchentes tem afrontado a população dos grandes centros, mas existem diversas outras doenças transmitidas por estes roedores que nos acompanham desde os tempos mais remotos, como a Peste Bubônica que assolou uma parte da Europa e a Ásia na Idade Média, a Tifo murino que é transmitido ao homem pela picada da pulga do rato, a Febre da mordida do rato, que uma vez o rato estando infectado pode transmitir esta doença pela mordida, dentre tantas outras como Raiva, Salmonela, Hantavirose, Triquinose, Sarnas e Micoses. Mas não é só de mau agouro que consiste a existência deste roedor no ecossistema, Além de servirem de cobaias nos laboratórios científicos, onde tombam aos milhares em nome da ciência e seus pesquisadores, também têm sua função ecológica ajudando na disseminação de grãos e sementes e serve de alimentos para outros animais.
Existem hoje diversos fatores e medidas que auxiliam na prevenção da visita indesejado destes roedores. O rato só se instala em um local se tiver abundância de alimentos, caso contrário ele não fica, fechar frestas e locais de acesso também pode ajudar, mas principalmente a higiene do local é fundamental, mantendo sempre entulhos e lixos longe de casa, limpando constantemente os jardins, não deixando restos de alimentos pela casa e tendo o máximo de cuidado com a ração de seu Pet, pois os roedores adoram ração e água limpa.
Caso mesmo tomando todas estas medidas os roedores continuarem em seu encalce, ai você deve contratar um empresa especializada no controle de vetores e pragas urbanas, mas lembre-se: contrate sempre empresa constituída e com Licença