Você deve ser a mudança que quer ser
Com o título de Mohandas Karamchand Ghandi, mais conhecido por Mahatma Gandhi, líder espiritual e pacifista indiano, nascido em 1869, iniciamos a reflexão deste mês.
Manifestações no País, Manifestações Internas.
Nas últimas semanas acompanhamos imagens de manifestações buscando melhorias em nosso País, na política, saúde, educação, transporte enfim, melhorias na vida de cada um.
Enquanto alguns se assustam, outros vãos as ruas, alguns não entendem nada, enquanto que muitos se omitem a tal situação. Há os que concordam e os que criticam.
Mas o que quer dizer Manifestação? A palavra vem do Latim MANIFESTUS, “compreensível, claro, aparente, evidente”, formada por MANUS, “mão”, mais FESTUS, “agarrado, apanhado”.
Ou seja, juntos por objetivos pessoais ou coletivos. O que acontece no Brasil? Alguns buscam justiça, menos corrupção, menos impostos,...
A liberdade de expressão com responsabilidade é algo que deve ser observado em cada manifesto. Lembrando que a palavra é composta por MANUS = mãos, ou seja, uma parcela desta mudança, deste protesto também está em nossas mãos. Mudança de atitudes, de postura, o resgate da ética, do respeito ao outro deve ser cultivado por cada um dos que faz parte deste
Planeta.
Aproveitando o tema e a metade do ano, pergunto a você caro leitor, aquilo que planejando no início do ano, está sendo alcançado? Vez por outra realizo o protesto interno, a manifestação interna sobre as minhas atitudes, minhas palavras?
Aprender com a parada, não de maneira anestesiada, mas sim participativa, enfim, que manifestações internas são de minha responsabilidade?
Na mão de quem estou colocando estas mudanças? Mudanças que também se fazem necessárias? Com as reflexões deste mês não estou defendendo nenhum grupo ou outro, apenas refletindo sobre o momento de mudança que passamos.
A responsabilidade começa por tomar muito cuidado em nossas decisões. Decisões conscientes e