Vivência e ideologia de processos
A situação de mercado atual exige projetos muito bem estruturados quando se trata de processos relacionados a retenção de pessoal. Desenvolvimento Humano e Organizacional deve ser o foco central de uma organização que tem como visão a retenção de talentos. Dentro desta visão, já vivenciei projetos como:
• Desenvolvimento de liderança (chão de fábrica)
• Trilhas de liderança (gerencial)
• Desenvolvimento de competências e habilidades (chão de fábrica)
Dentro de cada um desses projetos, a missão adotada foi estabelecer, inicialmente, competências esperadas dentro de cada função e seus comportamentos específicos para exercê-las, de forma que as avaliações de desempenho não só falassem a mesma língua da cultura da empresa mas também da situação no caso concreto, pois, de que adiantaria demandar tempo ao desenvolvimento de grandes projetos interligados como esse se seus princípios não fossem de aplicação prática? A visão estratégica do negócio permite não desperdiçar tempo, voltando sempre os resultados para o caso real.
Projetos: Gente
Medidas simples podem tornar qualquer data comemorativa motivo de expectativa para o funcionário. Não só a bonificação financeira por produção/desempenho é um método de estímulo. Dentro desta visão, já vivenciei projetos como:
• Aniversário e datas comemorativas
Presente personalizado com a marca da empresa (cooler com promocional de novos produtos, embalado em papel de presente transparente e com laço e cartão, entregue pelo gestor direto; bolsa de couro com logotipo da empresa para o Dia dos Pais, entregue pelo gestor direto, fotografado e retransmitido em mídia interna)
Cada organização tem sua realidade nesse quesito, mas segundo pesquisas recentes, lembrar do colaborador de forma individual, seja ela da área operacional ou administrativa, faz com que ele repense a possibilidade de abandonar a empresa.
Projetos: Recrutamento por Competências
Recrutar buscando colaboradores que tenham a mesma