vivencias
Introdução contagem de células :
Os componentes celulares do sangue são os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas, que se encontram suspensos no plasma.
Os glóbulos vermelhos (eritrócitos) são os mais numerosos dos três componentes celulares e normalmente compõem quase metade do volume sanguíneo. Estas células estão cheias de hemoglobina, o que lhes permite transportar oxigénio desde os pulmões até aos tecidos de todo o corpo.
Assim, as células consomem o oxigénio que lhes proporciona energia e libertam o anidrido carbónico como um produto de eliminação que os glóbulos vermelhos retiram dos tecidos e levam até aos pulmões.
A quantidade de glóbulos brancos (leucócitos) é menor, com uma proporção de aproximadamente um glóbulo branco por cada 660 glóbulos vermelhos. Existem cinco tipos principais de glóbulos brancos que funcionam de forma conjunta, constituindo os principais mecanismos de defesa do organismo contra as infecções, incluindo a produção de anticorpos.
Os neutrófilos, também chamados granulócitos porque contêm grânulos com enzimas, formam o tipo de glóbulos brancos mais numeroso. Ajudam a proteger o corpo das infecções bacterianas e fúngicas e fagocitam partículas estranhas. Dividem-se em dois tipos: neutrófilos em faixa ou em bastonete (imaturos) e neutrófilos segmentados (maduros).
Os linfócitos dividem-se em dois grupos principais: os linfócitos T, que permitem ao organismo defender-se contra as infecções virais, mas que também podem detectar e destruir algumas células cancerosas, e os linfócitos B, que se transformam em células plasmáticas que produzem anticorpos.
Os monócitos ingerem as células mortas ou danificadas e eliminam agentes infecciosos, proporcionando assim as defesas imunológicas necessárias ao organismo.
Os eosinófilos encarregam-se de matar alguns parasitas e de destruir algumas células cancerosas e também participam em certas respostas