Geometria Espacial
Geometria Espacial é o estudo da geometria no espaço, em que estudamos as figuras que possuem mais de duas dimensões. Essas figuras recebem o nome de sólidos geométricos ou figuras geométricas espaciais e são conhecidas como: Cubo, prisma, pirâmides, paralelepípido, cone, cilindro, esfera. Dessa forma, a geometria espacial é capaz de determinar, por meio de cálculos matemáticos, o volume destes mesmos objetos, ou seja, o espaço ocupado por eles.
A Geometria Espacial passou por mais uma série de transformações e descobertas até chegar ao que hoje: uma das áreas mais fundamentais e práticas da matemática, estando envolvida em diversas empreitadas da humanidade, seja um simples cálculo em uma sala de aula ou a construção de um importante prédio de negócios
De acordo com algumas características, podemos classificar as formas geométricas espaciais vistas em dois grupos.
Poliedros: Paralelepípedo, pirâmide de base quadrada, cubo, prisma de base triangular.
As formas geométricas espaciais apresentadas neste grupo são chamadas poliedros. Os poliedros são formas geométricas espaciais cuja superfície é formada apenas por polígonos.
Não Poliedros: Cilindro, esfera e cone.
As formas geométricas espaciais apresentadas neste grupo não são poliedros, pois não são limitadas apenas por superfície planas. Essas formas também são conhecidas como corpos redondos.
Figuras Geométricas Espaciais
Cubo:
O cubo é um hexaedro regular composto de 6 faces quadrangulares, 12 arestas e 8 vértices sendo: Área lateral: 4a2
Área total: 6a 2
Volume: a.a.a = a3
Pirâmide
A pirâmide é um poliedro composto por uma base (triangular, pentagonal, quadrada, retangular, paralelogramo), um vértice (vértice da pirâmide) que une todas as faces laterais triangulares. Sua altura corresponde a distância entre o vértice e sua base. Quanto à sua inclinação podem ser classificadas em retas (ângulo de 90º) ou oblíquas