Vivencia dos primeiros assistentes sociais na primeira fase no brasil
As regras do método A objetividade do O fato Social como
Sociológico conhecimento objeto da Sociologia
A importância dada à relação indivíduo – Sociedade
Aqui nos vamos apresentar uma relação que introduz bem o que Durkheim quis para a sociologia, em 1895 ele escreveu uma obra chamada as regras dos métodos sociológicos, a qual indica como deveria ser a abordagem dos problemas sociais e quais as regras deveria ser seguida na analise desses problemas.
* A primeira preocupação de Durkheim era conferir a Sociologia um estatuo científico, a sociologia tem que ser compreendida como uma disciplina cientifica e a característica fundamental dela e a objetividade do conhecimento.
* E seu objeto de estudo e o fato social
Então o que ocontece, dessa relação surgi à necessidade de se interpretar a sociedade, inclusive Durkheim define a sociedade. Para ele a sociedade não é a simples soma de indivíduos, para Durkheim a sociedade constitui um sistema que representa determinada realidade com características próprias, ele valoriza demais essa relação entre individuo e sociedade, aponto de dizer que as combinações das consciências individuais correspondem à consciência coletiva, ou seja, tudo aquilo que os indivíduos pensam quando combinados forma uma consciência coletiva.
* Como já falei o objeto de estudo para Durkheim é o fato social.
Então como ele conceitua
FATO SOCIAL: Conceito
(...) os fatos sociais constituem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao individuo, dotados de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem. O fato social é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações que se possa ter.
Com essa definição Durkheim vai trazer três características do fato social.
* Generalidade – que é social todo fato que e geral, se aplica a todos os indivíduos, ou na maioria deles
*