Questão Social
RESUMO:
VIVÊNCIAS DOS PRIMEIROS ASSISTENTES SOCIAIS NA PRIMEIRA FASE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.
“QUESTÃO SOCIAL”: PONTOS E CONTRAPONTOS
MACEIÓ/AL
JUNHO DE 2013
Nome da FACULDADE
Nome do ALUNO
RESUMO:
VIVÊNCIAS DOS PRIMEIROS ASSISTENTES SOCIAIS NA PRIMEIRA FASE DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL.
“QUESTÃO SOCIAL”: PONTOS E CONTRAPONTOS
Resumo científico, realizado como item obrigatório para a disciplina de Questão Social do período do curso de da Faculdade, orientado pela Profª.
Estado
JUNHO DE 2013
INTRODUÇÃO
Entende-se que essa apostila a nós apresentadas vai vivenciar entrevistas e discursos de Assistentes Sociais apresentando suas histórias e suas questões sociais, vamos ver também Pontos e Conta pontos do nosso Serviço Social de quando foi descoberta que seus autores nos mostrando seus pontos e objetivos aqui apresentados.
O Objetivo é colaborar na construção de conhecimento na área de Serviço Social, tendo em vista que vivemos em um mundo globalizado, onde a mudança nas demandas para a profissão são uma constante. Desta forma buscou-se uma releitura desses autores para atingir o objetivo, fazendo na realidade uma ressignificação de seus escritos.
“Primeira escola de Serviço Social do Brasil
Como conseqüência da expansão das práticas de assistência social ocorrida no período, ainda marcadas pelo assistencialismo e de caráter fortemente religioso, foi criada a Escola de Serviço Social de São Paulo, primeira no Brasil, por iniciativa de Maria Kiehl e Albertina Ramos, formadas na Escola de Serviço Social de Bruxelas, dirigida pela pioneira na área Adèle de Loneux. O curso tinha caráter de formação técnica e recebia, ainda, forte influência do pensamento neotomista, então predominante nos meios cristãos e que embasou as primeiras escolas da área. Era a concepção do homem como ser livre, inteligente e social, com direito de encontrar na sociedade os meios necessários à sua