Vitrificação do solo
* Envolve o derretimento e fusão de materiais a temperaturas que normalmente excedem 1600°, seguido de um resfriamento rápido em uma forma não cristalina ou amorfa.
* É considerada uma forma de solidificação/estabilização de solos contaminados porque proporciona uma diminuição do pontecial de contaminação, além de uma estrutura mais estável.
* O material resultante possui características vítreas (silicatado ou cerâmico),não cristalino e amorfo.
* Os materiais vítreos são lentamente lixiviados sob a ação de água e possuem estrutura estável. Essa característica diminui o potencial de contaminação de elemento perigoso para o meio ambiente, permitindo que essa técnica seja muito indicada ao tratamento de materiais perigosos e radioativos.
Técnica
* A vitrificação é realizada usando-se forças elétricas para fornecer calor(1.600-2.000°C) suficiente ao solo até que este venha a fundir e depois de resfriado sofra solidificação.
* Essa tecnologia é mais comumente utilizada para imobilização de metais, porém associada a técnica de extração de vapores pode ser eficiente na extração de compostos orgânicos voláteis.
* O bloco vitrificado pode ser deixado no local definitivamente, entretanto deve ser realizadas amostragens periódicas no entorno. Esta medida aumenta o nível de segurança ambiental.
Vitrificação in situ * A vitrificação in situ é considerada uma tecnologia emergente.
* O processo inicia com uma camada superficial de grafite misturado com um composto cerâmico granulado para dar inicio ao processo.
* Tipicamente, os eletrodos fica espaçados 2m(no máximo 8m),em uma configuração retangular(La Grega,2001).
* O solo vitrificado a uma taxa de 3 a 6 ton/hora
* Conforme a