Materiais ceramicos
IGOR DE ARAUJO MIZIARA LOPES
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
Uberaba/MG
2013
IGOR DE ARAUJO MIZIARA LOPES
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte da avaliação continuada da disciplina de Materiais de Construção Civil II, cursada no primeiro semestre do ano de 2013 do curso de Engenharia Civil.
Professor: Anderson Osvaldo
Uberaba/MG
2013
EXERCÍCIO 1
A) A importância do aquecimento gradual é que a cada temperatura atingida pelo forno é uma etapa do processo de fabricação dos materiais cerâmicos. Sendo a primeira etapa,um aquecimento ate 600 graus Celsius,responsável pela evaporação da água,a segunda a partir dos 600 graus Celsius ate os 800 graus Celsius,são reações químicas e decomposição da matéria orgânica e apos isso,acima de 800 graus Celsius,se inicia o processo de vitrificação. B) A secagem tem importância fundamental no processo de fabricação de materiais cerâmicos,apos a etapa de formação, as peças em geral continuam a conter água,proveniente da preparação da massa e da matéria prima. Para evitar tensões e defeitos na peça é realizado o processo de secagem,que consiste na eliminação da água de forma lenta e gradual,com secadores.
EXERCÍCIO 2
A patologia conhecida como eflorescência,são depósitos salinos que se formam na superfície de materiais cerâmicos,resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas. A eflorescência trazem em si um problema mais estético do que estrutural,que tem sua origem na matéria prima,na água existente no sub-solo e alem dos problemas estéticos,pode vir a causar problemas estruturais a longo prazo,caso a umidade consiga alcançar as armaduras.
EXERCÍCIO 3
- Teste do som ou tambor d’água,contata se os blocos estão mal queimados,podendo assim ser rejeitados.
- Planeza das faces e desvio em relação ao esquadro,em caso de 8 blocos em 24 estejam fora de esquadro,o lote pode ser