Vitiligo
VITILIGO O QUE É?
É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrômicas (esbranquiçadas) com bordas bem delimitadas. Também há a possibilidade de que haja despigmentação do cabelo localizado na área acometida. É freqüente em 1% da população e, em 30% dos casos, há ocorrência familiar. Eventualmente, o vitiligo surge após traumas emocionais, traumas físicos ou queimaduras solares.
A causa do vitiligo ainda não está clara, mas fenômenos auto-imunes (quando organismo tem reações contra ele próprio) parecem estar associados à doença. Além disso, é comum a correlação com alterações ou traumas emocionais que poderiam atuar como fatores de desencadeamento ou agravamento da doença.
O vitiligo costuma atingir principalmente a face, extremidades dos membros, genitais, cotovelos e joelhos, mas pode chegar a acometer quase toda a pele. Quando atinge áreas pilosas, os pêlos ficam brancos também.
O vitiligo tem curso crônico e não há como prever a evolução da doença, que pode permanecer estável durante anos, voltar a se desenvolver ou regredir espontaneamente. Em um mesmo paciente pode ocorrer simultaneamente à regressão de algumas lesões enquanto outras se desenvolvem.
Acometem todas as raças, ambos os sexos e aparecer em qualquer idade, com média de aparecimento ao redor dos 20 anos.
Clinicamente, o vitiligo caracteriza-se por manchas inicialmente hipocrômicas (esbranquiçadas) notadas geralmente nas áreas fotoexpostas (expostas ao sol) como a face, dorso das mãos e ao redor de orifícios corporais, com tendência a distribuição simétrica. Os pêlos podem ser eventualmente acometidos (leucotriquia), incluindo sobrancelhas, cílios e pêlos pubianos. Um aspecto dessa patologia que não pode ser esquecido é o psicossocial. Porter mostrou em um estudo que mais de 50% dos pacientes com vitiligo dizem sofrer algum tipo de discriminação social e que 20% deles chegam a ser tratados de maneira rude. Assim, o paciente com vitiligo não deve