INTRODUÇÃO A ECONOMIA
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú
Disciplina: Introdução à Economia
Professora: Thaís Moura
Curso: Ciências Contábeis
1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES
A economia é conhecida como a ciência da escassez. A escassez dos recursos produtivos é o principal problema da Economia. É a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar os recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
A TEORIA ECONÔMICA é dividida em dois grandes enfoques: teoria microeconômica e teoria macroeconômica.
MICROECONOMIA: explica o comportamento econômico a partir dos agentes econômicos individuais – produtores e consumidores. Usa um olhar “microscópico” para estudar o sistema de preços e as forças do mercado. Lida com a demanda de mercado de um determinado bem ou serviço, com a quantidade do bem que a firma deve ofertar a quantidade do bem que a indústria deve ofertar e, mais que isso, trata do preço desse bem ou serviço. Está subdividida em Teoria do Consumidor, Teoria da
Firma e Teoria da Produção.
MACROECONOMIA: Estuda a Economia de modo macroscópico, em seus grandes agregados, como um todo. A produção total, o desemprego global, taxas de inflação e desenvolvimento são o alvo da macroeconomia. Na Macro, estudamos os agregados, ou seja, um determinado ramo global, diferente da Micro, onde é estudado o preço de determinada mercadoria, ou quantidade demandada de determinada mercadoria em um determinado mercado.
As 3 perguntas que a Ciência Econômica deve responder:
Página 1
Introdução à Economia
1 - O que e quanto produzir? Significa quais produtos deverão ser produzidos
(carros, cigarros, café, roupas, etc.) e em que quantidades deverão ser colocados à disposição dos consumidores;
2 - Como produzir? Por quem serão os bens e serviços produzidos, com quais