vitiligo
Disciplina de Biologia
SUMÁRIO
Neste trabalho iremos falar de uma doença denominada por Vitiligo.
INTRODUÇÂO
Este trabalho foi nos pedidos na disciplina de Biologia no âmbito do estudo da imunidade, como exemplo de uma doença autoimune.
Neste trabalho vamos realizar uma pesquisa sobre o Vitiligo, o que leva á sua reação tal como os sintomas que causa no portador.
Iremos neste trabalho tratar o modo como este é causado, as consequências deste para indivíduos que apresentem esta doença.
DESENVOLVIMENTO
O que é?
Vitiligo é uma doença não-contagiosa onde ocorre a perda da pigmentação natural da pele. O vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, que são células localizadas na epiderme, responsáveis pela produção do pigmento cutâneo, a melanina.
A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum dos 10 aos 15 anos e dos 20 aos 40 anos. Contudo, o stress físico, emocional, e a ansiedade, são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.
Causa
Não existem ainda certezas sobre qual a causa desta doença. Porém existem três teorias para explicar as causas.
Teoria Imunológica:
Admite que esta é uma doença autoimune devido à formação de anticorpos anti melanócitos.
Teoria Citotóxica: Admite a possibilidade de que os metabólitos intermediários formados durante a síntese da melanina possam destruir as células melanóticas.
Teoria Neural:
Admite que um mediador neuro químico seria o responsável pela destruição de melanócitos ou pela inibição da produção de melanina.
Sintomas
O vitiligo deixa as zonas do corpo afetadas por essa doença, sem pigmentação, aparecendo subitamente e gradualmente. Essas áreas são irregulares, com as suas bordas mais escoras.
As zonas mais afetas por esta doença são o rosto, os cotovelos, os joelhos, as mãos e os órgãos genitais.