vitaminas dos alimentos
Para que tenhamos uma boa saúde, muitos fatores são importantes, como boas noites de sono, higiene e uma alimentação balanceada.
Isso porque são vários os nutrientes de que nosso corpo precisa, distribuídos nos mais diversos alimentos. Como não existe um único alimento com todos esses nutrientes, temos que comer de tudo um pouco.
Alimentar-se com moderação é importante, já que o excesso de nutrientes também pode fazer mal à saúde. O diabetes do tipo 2, por exemplo, está relacionado à grande ingestão de alimentos ricos em carboidratos. Já o excesso de gorduras pode provocar problemas de coração; e o de sal, pressão alta.
Com as vitaminas não é diferente! Elas devem fazer parte da nossa alimentação diária, já que a falta de qualquer uma delas pode provocar doenças: A vitamina A, também chamada de retinol, é encontrada em vegetais de cor verde-escura, amarela e alaranjada (brócolis, espinafre, couve, agrião, caqui, pêssego, mamão, cenoura), fígado, laticínios e gema de ovo. Ela evita infecções, problemas de visão e auxilia na troca de células da pele.
As vitaminas do complexo B são responsáveis pela produção de energia pelo nosso corpo, e sua falta provoca paralisia e enfraquecimento dos músculos (doença chamada beribéri), fraqueza, feridas na pele, diarreia e confusão mental (doença chamada pelagra) e anemia.
Além disso, em mulheres grávidas, sua carência pode provocar problemas ao feto. São encontrados em alimentos de origem animal, amendoim, café, couve, agrião, espinafre, cereais, e ovos.
A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, previne gripes e também uma doença chamada escorbuto, que provoca sangramentos, principalmente na gengiva. A vitamina é encontrada principalmente em frutas, tais como a laranja, limão, acerola, kiwi, goiaba, caju, manga e morango; e na couve e brócolis.
A vitamina D previne problemas nos dentes, além de deformidades e fraqueza nos ossos,