Trabalho de Composi o de Alimentos Vitaminas
São Paulo 2014
Vitaminas
Lipossolúveis, Hidrossolúveis, função de cada vitamina, alimentos fonte, conseqüências do excesso e carência de cada uma. Professor
São Paulo 2014
1
Introdução:
Provavelmente nenhum grupo de nutrientes despertou tanto interesse como o das vitaminas, cujos descobrimentos nas seis décadas anteriores, passaram a integrar um capítulo fascinante da ciência da Nutrição.
Vitaminas são substâncias orgânicas cuja presença na dieta, em quantidades mínimas, é indispensável para garantir o perfeito desenvolvimento e funcionamento do organismo humano.
A descoberta das vitaminas deu origem ao campo da nutrição. Eventualmente o termo vitamina veio para descrever um grupo de micronutrientes essenciais que geralmente apresentam os seguintes critérios:
Componentes orgânicos (ou uma classe de componentes) distintos das gorduras, carboidratos e proteínas.
Componentes naturais dos alimentos; usualmente em encontrados em quantidades mínimas.
Não sintetizado pelo corpo em quantidades adequadas para atingir as necessidades fisiológicas normais.
Essencial, mas também usualmente em quantidades mínimas, para a função fisiológica normal (isto é, manutenção, crescimento, desenvolvimento e reprodução).
Por sua ausência ou subutilização, causa uma síndrome de deficiência específica
As vitaminas são classificadas em dois grupos com base nas suas solubilidades: as vitaminas lipossolúveis ( solúveis em gordura) (A,D,E,K) e as vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água) (B1 tiamina, B2 riboflavina, B6 piridoxina, B12 cobalamina, Niacina ácido nicotínico, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina, vitamina C ácido ascórbico).
Se o organismo não recebe quantidade suficiente de uma vitamina ou não