Vitamina h
A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma molécula da classe das vitaminas que funciona como cofactor enzimático que é especializada no transporte de dióxido de carbono. Funciona no metabolismo das proteínas, carboidratos,na síntese e oxidação de ácidos graxos, na degradação de alguns aminoácidos e na síntese de purinas. Parece fazer parte do crescimento de várias bactérias, plantas, protozoário e animais superiores, inclusive do homem.
A deficiência espontânea de erotina ocorre raramente, se ocorrer em seres humanos à necessidade diária é pequena, e os micróbios intestinais sintetizam quantidades suficientes, que podem ser absorvidas sem fontes nutricionais adicionais.
A biotina foi descoberta na virada do século passado por uma pesquisa sobre "a doença da clara de ovo": o consumo de grandes quantidades de clara de ovo crua provoca lesões dermatológicas, a perda de cabelo e doenças neuromusculares. A doença pode ser evitada através do cozimento das claras. A absorção intestinal da biotina, uma vitamina encontrada nas leveduras, é, na verdade, inibida por uma substância presente na clara de ovo crua, a avidina.
A pele é especialmente rica em biotina. A biotina é eliminada em parte da urina, e em parte pelas fezes. É impossível diferenciar nas fezes a biotina ingerida e a biotina sintetizada pela flora intestinal, sendo que as quantidades excretadas pelas fezes diariamente poderiam representar o dobro ou até o quíntuplo das quantidades ingeridas.
Carência da vitamina H
A carência de biotina pode causar: * Dores musculares * Anorexia * Conjuntivite * furunculose * seborréia do couro cabeludo * eczema * Dermatites (doenças de pele) * Conjuntivite (irritação nos olhos) * Alopecia (perda de cabelo) * Retardo do crescimento. * Palidez * Náuseas * Alopecia * vômitos.
Ela pode ajudar problemas como: * Previnir a calvície; * Função de calmante: