Vitamina C
A correria do dia-a-dia proporcionou que tanto consumidores quanto produtores se interessassem cada vez mais pela praticidade de preparação dos alimentos, em virtude disso, sucos de frutas cítricas tem sido processados em várias indústrias. O limoeiro é uma frutífera rentável e os frutos têm ampla aceitação no mercado, pois podem ser usados em alimentos, fármacos, chás e refrigerantes. O limão não tem uma entressafra, pois está disponível no mercado o ano todo além de ser considerado fonte de vitamina C (ácido ascórbico). ( PEDRÃO; et al, 1999)
O ácido ascórbico desempenha importantes funções no organismo humano, entre as quais pode-se citar sua ação antioxidante, seu papel na integridade celular bem como na cicatrização de ferimentos e síntese de células brancas, além disso também influencia na formação do anel pirrólico da hemoglobina e na absorção e armazenamento de ferro. Os antioxidantes são compostos químicos que podem prevenir ou diminuir os danos oxidativos de lipídios, proteínas e ácidos nucleicos causados por espécies de oxigênio reativo, que incluem os radicais livres, ou seja, os antioxidantes possuem a capacidade de reagir com os radicais livres e assim restringir os efeitos maléficos ao organismo. Os citros, assim como muitas frutas, são ricos em substâncias antioxidantes que ajudam a diminuir a incidência de doenças degenerativas, como o câncer, as doenças cardiovasculares, inflamações, disfunções cerebrais, e a retardar o envelhecimento precoce (PIMENTEL; FRANCkI; GOLLÜCkE, 2005).
Vista a importância que os citros representam à economia e à dieta dos brasileiros, e a importância dos antioxidantes para os seres vivos, o relatório teve o objetivo de determinar a quantidade de ácido ascórbico presente no suco de limão industrializado da marca TANG (COUTO; BRAZACA,2010).
2. OBJETIVO:
Determinar o teor de ácido ascórbico (Vitamina C), no refresco de limão Tang pelo método de Tillmans.
3. FUNDAMENTOS DA TÉCNICA:
O