Vitamina B12 e eletrólitos
A vitamina B12, ou cianocobalamina, faz parte de uma família de compostos denominados genericamente de cobalamina. É uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos, encontrada em praticamente todos os tecidos animais e estocada primariamente no fígado na forma de adenosilcobalamina. A fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne e ovos.
A deficiência dessa vitamina pode ocasionar transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares, estando ela diretamente relacionada com a hiper-homocisteinemia (HHcy).
Os anticorpos são glicoproteínas plasmáticas circulantes, do tipo das gamaglobulinas, denominadas também de imunoglobulinas (Ig). Cada uma interage especificamente com determinado antígeno (epítopo) responsável por estimular sua formação. São secretados pelos plasmócitos resultantes da proliferação e diferenciação do linfócito B.
Existem cinco classes de imunoglobulinas com função de anticorpos, são elas: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM. Estas se diferenciam pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e capacidade de lidar com os diversos antígenos. As imunoglobulinas são moléculas de estrutura tridimensional, sendo que cada uma possui duas cadeias pesadas, unidas a uma cadeia leve cada, através de duas pontes de enxofre e mais duas cadeias pesadas unidas entre si.
Vitamina B12
A vitamina B12 (cobalamina) apresenta uma estrutura em anel (anel corina) complexa, similiar ao anel porfirina, ao qual esta adicionado um íon cobalto, em seu centro. A vitamina é sintetizada exclusivamente por microrganismos.
É a única vitamina do complexo B não encontrada em vegetais; única vitamina que contem cobalto. Absorção no trato gastrintestinal depende do Hcl e fator intrínseco secretado pela mucosa gástrica. Fontes incluem rins, fígado, leite, ovos, queijo, carnes.
Sintomas da deficiência e doenças
Anemia perniciosa, anomalias