Visão
Resumo
Como consequencia da prevalencia dos problemas derivados ao uso de medicamentos, em 1990 estabeleceu-se o conceito de Problema Relacionado com Medicamentos (PRM). Na Espanha, em 1998, realizou-se um primeiro Consenso de Granada sober PRM, onde definiu-se este termo e estabeleceu-se uma classificação em 6 categorias. Após a experiência com esta definição e com esta classificação, atualizou-se no Segundo Consenso de Granada sobre Problemas Relacionados com Medicamentos, publicado em 2002. Neste terceiro Consenso de Granada sobre Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM) e Resultados Negativos Associados a Medicação (RNM), é assumida a identidade dos PRM como elementos de processo e como causas de RNm. Define-se aos PRM y RNM, propõe-se uma lista de PRM e uma classificação de RNM. Finalmente, adapta-se a definição de Seguimento Farmacoterapeutico do Consenso sobre Atenção Farmaceutica do Ministerio de Saude e Consumo da Espanha, publicado em 2001, utilizando os novos conceitos de PRM e RNM.
Palavras-chave: problemas relacionados com medicamentos. Resultados Negativos Associados a Medicação. Seguimento Farmacoterapeutico. Uso de Medicamentos. Resultados Clinicos.
Antecedentes
A esperança de vida e qualidade da mesma foram incrementadas de forma espetacular nos últimos anos, e estas conquistas devem-se a varios fatores, entre os que se destacam, a existencia de milhares de medicamentos disponiveis para ser utilizados pelos pacientes. Esta utilização de medicamentos conseguiu evitar a maioria das causas de mortes prematuras, além de poder controlar enfermidades e aliviar seus sintomas. No entanto, com o uso de medicamentos nem sempre se conseguem resultados positivos na saude dos pacientes, mas que em ocasiões a famacoterapia falha. Falha quando provoca danos adicionais e tambem falha quando não se conseguem os