Visão e percepção
É conhecida decorrente a uso da perspectiva epistemológica, metodológicas e conceptuais diversas. Onde diferentes teorias marcaram o século XX. Onde psicólogos buscavam o saber. Veremos isso no testo a seguir
Estruturalismo: Com o seu criador Edward Bradfor Tichener (1867-1927), o Estruturalismo estudava a consciência para definir sua estrutura. Suas pesquisas eram feitas através da observação, experimentação e medição. Defendia uma atitude elementarista e atomista. Seu método de estudo, era a experiência consciente. Tichener tinha o pensamento que todo a conhecimento humano é derivado da experiência humana, e que a mente é a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo, e considerava a experiência como dependente das pessoas que a vivenciem, o empirismo.
O estruturalismo teve fim com a morte de Tichener.
Funcionalismo: O funcionalismo foi a primeira escola de pensamentos exclusivamente americana, declara uma oposição contra Wundt e Titchener, onde considerava seus pensamentos restritivos . Sua linha de pensamentos abordava o estudo de questões praticas (para que serve? ,qual a função?) da mente e como ela se adaptava ao ambiente estabelecido. Onde William James tinha uma linha de raciocínio: “o objetivo da Psicologia não é a descoberta dos elementos da experiência, mas o estudo das pessoas vivas em sua adaptação ao ambiente”.
Diferença entre os pensamentos de Wilhelm Wundt e William James:
Wundt deu inicio á psicologia experimental como ciência. Ficou conhecido pela criação do que ficou considerado como o Primeiro Laboratório de Psicologia Experimental. Wundt define como objeto da psicologia o estudo da mente, da experiência consciente humana. Para seus estudos usou a observação e a experimentação. Ele acreditava no papel ativo da consciência em organizar o próprio conteúdo.
Ele usava o método de introspecção, que seria o auto-exame do estado da mente.
William James se posicionou contra o objetivo de Wundt na