A Arte e a percepção visual (A visão como exploração ativa)
O cérebro é essencial na pratica do olhar, é pra ele que mandamos a informação e conseguimos observar melhor daquilo que estamos vendo. Uma pessoa que sofre de amnésia visual, devido a uma lesão no cérebro, perde a capacidade de diferenciar um triangulo de um circulo, mas não fica comprometido, acaba estimulado aos ouvidos e se orienta pelos barulhos, uma forma também de se ver.
Ver significa captar algumas características proeminentes dos objetos – os raios do sol entrando pela janela, o orvalho escorrendo em uma folha, com apenas algumas linhas e pontos conseguimos visualizar diversas formas assim determinamos a identidade de um objeto percebido como também o faz parecer um padrão integrado completo, mas também a qualquer parte em que nossa atenção se focaliza.
O mundo não tem uma forma definida, cada pessoa ou até mesmo animais são capazes de enxergá-lo de modos diferentes, ver está relacionado à realidade que cada um vive em seu dia a dia, diferentes culturas, religiões, costumes, etc. Um objeto vai além do que é visto. A imagem visual pode se alterar de acordo com a percepção entre o objeto físico e o seu redor. Porem tentamos aplicar coisas e colocar formas para generalizar algo que cada pessoa vê de um jeito.
A aparência da matéria tem influência dos objetos vizinhos, mas isso não significa que tudo o que o rodeia modifica sua forma, sua cor, sua aparência em geral. As experiências visuais anteriores também influenciam no modo como vemos, e não apenas aquilo