Visão historica da administração
1. Visão histórica da Administração
1.1 Introdução [1, 3] [i]
Quando se trata da administração de organizações, é necessário observar o ambiente em que elas estão inseridas. Até a década de 1960, a preocupação básica dos administradores era melhorar a produtividade para aumentar os lucros da organização.
A partir da década de 1960, as organizações desenvolveram um olhar exterior para entender o mundo em que operavam para se organizarem da melhor forma.
Essa mudança refletia as mudanças profundas e rápidas pelas quais a sociedade passava, tais como:
Globalização
Ao comentar a trágica morte de Lady Dy, ex-princesa da Inglaterra, o jornalista de um jornal, no Brasil dizia que Lady Dy, inglesa, morreu com seu namorado, egípcio, a bordo de um BMW, carro alemão, na capital da França.
Por todo o Oriente Médio há uma geração de jovens que tem na ponta dos dedos uma poderosa ferramenta para se organizar e descobrir o que está acontecendo. Como eles têm essa mídia social, podem ter muito poder coletivo e mudar o que não gostam, derrubando governos. Se não solucionarmos os grandes problemas da nossa sociedade, isso pode se espalhar por todo o mundo.
A força dessa geração ficou evidente durante as últimas eleições iranianas. Neda, uma estudante de 19 anos resolveu se unir à multidão e protestar contra a campanha do Presidente Ahmadinejad. Durante a manifestação, tiros foram disparados. A imagem de Neda cruzando foi gravada por um celular e enviada ao YouTube.
Em questão de horas, o vídeo atingiu milhões de pessoas. Jovens, ativistas ou não, de diversos países postaram as imagens em Blogs, Twitters e também no Facebook. Foi o início de uma ação que mostrou ao mundo o que ocorria no Iran. (GLOBONEWS)
Antigamente, as fronteiras internacionais delimitavam a área de atuação das organizações. Hoje, torna-se cada vez mais irrelevante o país de origem de uma organização. A Fiat, fábrica italiana, constrói seus carros em Minas Gerais. A