Sustentabilidade e suas áreas
O processo de globalização exigiu que as organizações procurassem um desenvolvimento muito rápido para não sucumbir a um mercado tão concorrido. Este desenvolvimento trouxe um custo muito alto para o meio ambiente.
Este custo trouxe uma preocupação na sociedade sobre o futuro do mundo e suas conseqüências. Neste momento a sociedade passou a olhar com outros olhos para as empresas que contribuíam ativamente para a escassez dos recursos naturais, materiais e a poluição do meio ambiente.
Para continuar crescendo sem prejudicar a sua imagem e garantir que no futuro não falte os recursos necessários a continuação da sua atividade, as empresas passaram a a se preocupar com o meio ambiente. Esta preocupação trouxe uma nova forma de administração nas organizações, a Sustentabilidade.
Neste trabalho apresentaremos os conceitos de sustentabilidade e as suas áreas, tomando como base para estudo a instituição UNIBANCO.
1 MAIS DE 80 ANOS DE HISTORIA DO UNIBANCO
A trajetória de sucesso do Unibanco, terceiro maior grupo financeiro privado do Brasil começou em 27 de Setembro de 1924. Nessa data, uma carta patente do governo federal do Brasil autorizou o funcionamento da seção bancaria da Casa Moreira Salles, uma das mais importantes lojas de comercio de Poços de Caldas (MG), fundada por João Moreira Salles em 1918.
Em julho de 1940, devido a prosperidade dos negócios surgiu o Banco Moreira Salles, resultado da fusão entre a Casa Bancaria Moreira Salles, o Banco Machadense e a Casa Bancaria de Botelhos.
Em 1966, o Banco Moreira Salles, junto com os sócios como a Deltec, a Light and Power Co. e o grupo Azevedo Antunes, criou o Banco de Investimento do Brasil (BIB). A criação do BIB decorreu da absorção de duas organizações no mercado de ações no País: a Deltec e o Ibec.
Em maio de 1967, o Banco se fundiu com o Agrimer e surgiu a nova denominação: União de Bancos Brasileiros S.A (UBB). A UBB nasceu com 8.570