Visão de mundo
A visão de mundo é a maneira pela qual as pessoas interpretam o mundo em que vivem. É aprendida ao longo da vida e pode ser modificada por meio do conhecimento. Isso significa que não existe um modo único de compreendê-lo, basta relembrar os grandes pensadores da humanidade, como Sócrates, Platão, Aristóteles, Kant, Max, Weber e vários outros, que sempre questionavam o mundo sob pontos de vistas diferentes.
A mudança está cada vez mais acelerada e foi alavancada pela era industrial, quando a forca física do homem foi substituída pela máquina. Mais recentemente, são as tecnologias da informação e da comunicação (revolução tecnológica) que cumprem o papel de disparar as mudanças e de nos fazer repensar as relações entre as pessoas (interpessoais).
É bem provável que quanto maior a cultura e o conhecimento do indivíduo, mais abrangente e clara seja sua visão sobre o mundo. Mas de qual mundo estamos falando? De um mundo que está em constante mudança e que requer das pessoas mais do que informação e conhecimento, requer que o ser humano saiba o que fazer com o conhecimento e tenha novas atitudes.
Vivemos um momento de transição da sociedade do conhecimento para a sociedade da sabedoria ou consciência, na qual novos valores são importantes, como por exemplo, o resgate da espiritualidade, entendida como a “conduta das pessoas no caminho do bem e da prosperidade com ética, e da ajuda mútua independentemente de crenças” (Huppes e Oliveira, 2008). Para finalizar, quando as pessoas evoluem moralmente, o que é possível uma vez que moral e ética são adquiridas ao longo da vida, sua consciência, visão crítica e posicionamento sobre as coisas aperfeiçoam-se e, em conseqüência, a responsabilidade pessoal também (Vazquez, 2002). A partir do momento que você esta consciente de algo, se torna automaticamente responsável por ele. Consciência: atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própria realidade, senso de responsabilidade, estabelecer