Custos e formação de preço
A escolha da ferramenta Preço, entre os compostos mercadológicos, ocorreu, pois esse tema tem características de ser facilmente modelado e por esse motivo muitas são as possibilidades de modelos a serem adotados. Em conjunto com a mix de marketing, o preço também exerce papel fundamental para o posicionamento da organização, além da evidente influência nos resultados financeiros da empresa.
Entendendo a existência de vários modelos de precificação, é preciso conhecer a organização e os seus objetivos. Cada modelo apresenta vantagens e necessidades específicas, que deverão ser conciliados e adequados à empresa. Os preços praticados também devem ser comparados ao mercado onde a organização está inserida, avaliando os concorrentes e verificando se os valores cobrados estão de acordo com o posicionamento desejado.
Como questão vinculada à gestão de custos em empresas comerciais, as estratégias para formação de preços de venda são pontos passíveis de discussões, dado a necessidade de se estabelecer certos parâmetros que visam beneficiar as tomadas de decisão.
Considerou-se no método de precificação o custo de oportunidade dos recursos no tempo, além do estudo de um conceito novo: o markup médio mínimo. Tal conceito funciona como um facilitador na precificação das mercadorias através do custeio variável para empresas que trabalham com muitos itens em seus estoques e não possuem um sistema de alocação de custos adequado.
Executivos certamente sabem que a decisão sobre o preço é considerada um problema operacional dos mais delicados e importantes da empresa: uma diferença relativamente pequena no preço pode gerar efeitos dramáticos na lucratividade do bem ou serviço. Assim, pode-se dizer que não existe fixação de preço. Não há cálculo do preço a ser cobrado e sim o entendimento ao sucesso ou ao fracasso. Saber lidar com fornecedores, clientes, concorrentes e toda estrutura mercadológica é fundamental para que seu espaço