Custo e formação de preços
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................ 03
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 04
2.1DESENVOLVIMENTO / INCLUSÃO..................................................................... 05
CONCLUSÃO........................................................................................................... 07
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 08
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta o controle dos custos e a sua utilização como ferramenta para a fixação de preços. Aborda conceitos e apresenta aspectos que mostram que as empresas que fixam seus preços, levando como base apenas os custos de produção, podem ter problemas.
As empresas precisam estar sintonizadas com o que está acontecendo com o mercado no que diz respeito à concorrência, consumidores e fornecedores, para que seus produtos tenham um menor custo e que não só ganhem como também mantenham o mercado já conquistado. Para isso, têm como grande aliado o controle de custos, então é de fundamental importância o controle dos custos e as metodologias que podem ser utilizadas para se chegar ao valor de venda ideal.
2. DESENVOLVIMENTO
O método de formação de preços mais tradicional consiste em calcular o custo total unitário do produto e acrescentar uma margem de lucro, também chamada markup anterior, o percentual deve ser calculado de forma a gerar uma taxa de retorno desejada sobre o investimento da própria empresa. Uma vez que sobre o preço de venda incidem alguns encargos como impostos, comissão, entre outros. Isto precisa ser levado em conta no processo de cálculo do preço que por este motivo não será a simples aplicação do markup sobre o custo. Pode ser o percentual usado pela empresa líder do setor