Motivação
O que é motivação?
Podemos definir motivação como um comportamento externado, onde pessoas que são motivadas dedicam um esforço maior ao seu desempenho do que as desmotivadas. Uma definição mais clara de motivação é o fato de as pessoas terem disposição para fazer alguma coisa.
Uma necessidade significa uma deficiência física ou psicológica que faz com que determinado resultado pareça atraente. Uma necessidade não satisfeita gera tensão que estimula a vontade do individuo, essa vontade desencadeia metas que uma vez cumpridas satisfarão a necessidade do individuo.
TEORIAS ANTIGAS SOBRE MOTIVAÇÃO
Na década de 1950, três teorias especificas foram formuladas nessa época, são elas a hierarquia de necessidades, as teorias x e y e a teoria de dois fatores.
O conhecimento destas teorias deve existir por duas razoes: elas representam os fundamentos pelos quais as teorias modernas se desenvolveram e, alguns executivos ainda utilizam esses conceitos e terminologia para explicar a motivação de seus funcionários.
Teoria da hierarquia de necessidade: Segundo Maslow dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco necessidades, que são: Fisiológicas (incluem fome, sede, abrigo, sexo, e outras necessidades corporais); Segurança (segurança e proteção contra danos físicos e emocionais); Sociais (afeição, sensação de pertencer a um grupo, aceitação e amizade); Estima (fatores internos de estima, como respeito próprio, autonomia e realização; e fatores esternos de estima, como status, reconhecimento e atenção).
Teoria X e Y: De acordo com McGregor, existem duas visões distintas do ser humano: a negativa (teoria X) e a positiva (teoria Y).
Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios.
Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas