Visão de mundo
Mesmo estando em um mundo comum temos diferentes formas de entende-lo, variando de pessoa para pessoa. Assim cada individuo reagindo diferente em assuntos que para outros pode ser uma realidade. Ou seja o que para uns é algo anormal para outros pode ser seu “mundo”.
Buscar um novo emprego, por exemplo, pode ser percebido como uma batalha e isso servir de motivação para a pessoa seguir em busca desse emprego. Mas para outros pode surgir o medo, a ameaça e insegurança de não conseguir o desejado emprego.
As perspectivas de mundo nos fazer dar novo significado ao passado, entender melhor o presente e ter uma idéia do que nos espera no futuro por meio de acontecimentos passados. Por exemplo, o numero de vendas de um determinado produto em meses anteriores pode-se criar uma expectativa de venda para os próximos meses.
Entende-se que cada um tenha sua própria visão de mundo e isso gera um impacto sobre nossas ações. Nos ajudando a enxergar melhor o que o futuro pode nos proporcionar e compreender os acontecimentos ao nosso redor.
Cada um de nós precisa de uma visão diferenciada de mundo para tomarmos uma direção em nossa vida e estabelecer uma previsibilidade do que queremos ser sem ultrapassarmos os limites de realidade. E isso também nos serve como recurso para elaborarmos respostas para todas as perguntas que nos fizerem sobre os mais diferentes assuntos. A forma como uma pessoa interpreta e avalia a realidade contribui para a sua saúde mental e emocional. As diferenças possibilitam diversos olhares de um mesmo acontecimento.
Tipos de visão de mundo
No passado existia uma visão de mundo que o paradigma seguia o conceito linear e hierárquico no entanto essa visão tem se tornado mais orgânica e holística.
O termo paradigma usado acima foi criado pelo filósofo Thomas Kuhn, na década de 1950, com três significados: • Modelo ou padrão a ser seguido (senso comum); • Instrumento de trabalho do cientista para organizar o raciocínio, selecionar