Cinema
Resumo: O presente artigo tem como objetivo contextualizar o cinema desde sua origem até quando é considerada uma arte. Sob a forma de um ensaio teórico se utiliza de dados secundários referentes às primeiras fases do seu surgimento, bem como, de suas características. A reflexão se centra na evolução dessas fases e sobre a importância dos principais inventores dos aparelhos cinematográficos envolvidos neste processo. Apresenta levantamento de antecedentes históricos e finaliza com reflexões que compõem as considerações finais.
Palavras-chave: Cinema, História do Cinema, Arte.
Introdução Falar da história do cinema é dar uma volta ao passado e ao mesmo tempo é tão presente que nos causa espanto, pois ultrapassa as fronteiras da nossa familiaridade, do nosso cotidiano. É importante salientar que há muito tempo já se pensava em cinema, sua história é tão longínqua que quando tentamos definir um marco inicial sempre encontraremos algo arbitrário. A humanidade sempre desejou o cinema, por isso se diz que ele é tão velho quanto à civilização que hoje somos descendentes. Vê-se que é um tema que abrange várias culturas e em tempos cronológicos distintos. Portanto, é um tema amplo com muitas informações o que requer tempo de pesquisa e habilidade que vai muito além deste primeiro ensaio teórico que aqui se apresenta.
1. Contexto Histórico 1.1 Origens É em plena revolução industrial, no final do século XIX, que surgem meios tecnológicos