Visão da Empresa como um conjunto de processo
MBA em Gestão da Qualidade
Giovana Gonçalves Assunção
Visão da Organização como um conjunto de processos
Rio de Janeiro
2013
Sumário
Sumário 2
1.INTRODUÇÃO 3
4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. INTRODUÇÃO
Inicialmente, as organizações enxergavam apenas a visão individual, de cada processo. Com o movimento da ISO , as organizações se organizaram e se padronizaram, mas ainda com foco em uma gestão de processos.
A gestão por processos veio ao longo do tempo, na medida em que o foco passou da excelência operacional para a excelência da gestão. Sua evolução ainda está em curso na medida em que as empresas passam a ter uma visão sistêmica maior, a perceber que se olharem o todo terão um resultado melhor do que a soma das partes.
As organizações são feitas por um conjunto de processos. São compostas por uma combinação de recursos inter-relacionados e interdependentes, que devem atingir os mesmos objetivos. Essas atividades devem atingir o desempenho esperado e caso não atinjam podem prejudicar toda a organização.
As organizações devem interligar os seus diversos processos, se quiserem atingir os seus objetivos, através de passos estabelecidos. Dessa forma elas poderão ser conduzidas como sistemas, ou seja, é necessário que elas tenham uma abordagem sistêmica, que possibilite uma cultura orientada para resultados.
As organizações na verdade precisam ser conduzidas por dois tipos de abordagem a abordagem de processos e a abordagem sistêmica, só assim elas poderão atingir os seus objetivos e suas metas poderão ser alcançadas.
2. Visão sistêmica e Visão de Processos
Processo significa conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto.
Ainda podemos dizer que segundo o gerenciamento de processos (BPM), o processo de negócio é uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas