Visual merschandising
2598 palavras
11 páginas
Marketing e Merchandising - Layout, Design, Vitrine e Iluminação para LojasVitrine, decoração e Iluminação - Marketing e merchandising. Quais as diferenças?
Enquanto o marketing planeja, pesquisa, avalia e movimenta o produto desde a sua fabricação até sua chegada ao ponto-de-venda, o merchandising representa o produto no ponto-de-venda, sua divulgação e apresentação na fase final da venda.
VEJA TAMBÉM:
Saiba porque a vitrine é uma poderosa ferramenta de vendas
Aprenda a definir o tema da vitrine
Enquanto o marketing é um esforço para levar o cliente até a loja, e para aproximar o cliente do produto, o merchandising é o esforço para atrair o cliente que entrou na loja, ou seja, é uma aproximação entre o produto e o cliente o que o torna uma estratégia de marketing nas organizações varejistas.
O merchandising é uma ferramenta utilizada pelo varejo objetivando:
• melhor ambientar a loja;
• a adequação dos produtos às necessidades dos clientes;
• a exposição do produto no ponto-de-venda;
• a caracterização da loja;
• a funcionalidade dos equipamentos;
• a agilidade no atendimento;
• a harmonia do layout para o cliente.
O merchandising é o responsável pelos atrativos e entretenimentos no ponto-de-venda, sendo a relação direta entre o cliente e o produto.
O visual merchandising cria o impulso de compra para o cliente por meio de alguns instrumentos, como design, instalações, layout, produto, iluminação, vitrinas, sinalização.
Nesta edição, abordaremos a importância do design e das instalações.
Design
O bom design define o conceito da loja quanto ao estilo visual e público-alvo. É a união das formas, cores e acabamentos com a escolha dos pisos, paredes e proposta de equipamentos, caracterizando o ambiente em seu espaço de venda. Deve atender às necessidades dos clientes quanto ao conforto e à valorização do produto.
O design do projeto do negócio consiste na união da forma e composição dos materiais de acabamento para definirem o