vistas ortograficas
O DESENHO TÉCNICO abrange tanto a concepção do objeto por uma geometria – enquanto esta seja definida como “filosofia e ciência do espaço”
– quanto a sua representação pelas geometrias projetivas. Neste sentido científico, o desenho técnico costuma se inserir nas cadeias de produção
(industrial, arquitetônica, etc), mais precisamente na parte inicial: o projeto.
A disciplina Fundamentos da Linguagem Visual
III apresentará a representação de objetos pelas geometrias projetivas. Ela incluirá, também, as convenções e padronizações, definidas pela ABNT, para a aplicação de tipos e espessuras de linhas, escalas, vistas auxiliares, seções e cortes.
VISTAS ORTOGRÁFICAS – as vistas ortográficas são as projeções de um objeto geométrico disposto no espaço de forma que suas faces principais fiquem paralelas a planos de projeção.
São 6: Vista Frontal (VF), Vista Superior (VS),
Vista Lateral Esquerda (VLE), Vista Lateral Direita
(VLD), Vista Posterior (VP) e Vista Inferior (VI), conforme apresentado abaixo:
GEOMETRIAS PROJETIVAS
CONCEITO DE PROJEÇÃO – projeção é um conceito geométrico que parte da dinâmica do ponto.
De um ponto de vista fixo no espaço (centro de projeção) parte uma reta (projetante) que, unida a um ponto-objeto (A), encontra um plano (plano de projeção). A interseção da projetante com o plano de projeção é um ponto, imagem do ponto (A). Este ponto é a projeção do ponto (A).
A partir do espaço da Geometria
Descritiva, insere-se o objeto a ser representado no 1º ou no 3º diedros e, envolve-se o mesmo em um conjunto de planos auxiliares de modo que
As diversas relações entre o(s) centro(s) de projeção(ões), as projetantes e o plano de projeção engendram os diversos tipos de projeções, que podem ser descritivas ou perspectivas.
estes formem, juntamente com os planos π e π', um cubo. Em seguida, realiza-se uma projeção ortogonal do objeto para cada uma das 6 vistas. A planificação das faces