Vistas Ortográficas
Utilizando o sistema de projeções cilíndricas ortogonais, o matemático francês Gaspard Monge criou a Geometria Descritiva que serviu de base para o Desenho Técnico. Utilizando dois planos perpendiculares, um horizontal (π') e outro vertical (π"), ele dividiu o espaço em quatro denomidos diedros.
Um objeto colocado em qualquer diedro terá as suas projecões horizontal e vertical. Como o objetivo é visualizar o objeto num só plano, o desenho é denominado de épura, ou planificação do diedro, que consiste na rotação do plano horizontal, de modo que a parte anterior π' coincida com a parte inferior de π", enquanto o plano vertical permanece imóvel. A linha determinada pelo encontro dos dois planos é chamada de Linha de Terra (LT).
Plano de Vista Superior ou Horizontal de projeção (PVs ou PH)
Esta projeção produz a “vista superior” do objeto ou a de “cima”. O observador se posiciona acima do objeto e tem uma visão das dimensões do objeto (largura e comprimento).
Plano de Vista Frontal ou Vertical de projeção (PVf ou PF)
Produz a “vista de frontal” do objeto ou a vista de “frente”. O observador se posiciona frontalmente ao objetivo e tem a visão das alturas do objetivo. Também é denominada de “fachada” ou “elevação”.
Plano de Vista Lateral ou de Perfil (PVL ou PP)
Nesta projeção tem-se a “vista lateral” do objeto. O observador se posiciona ao lado do objeto (à direita ou à esquerda) e tem também a visão das alturas.
Plano de Vista em Corte de projeção (PVc ou PC)
Esta projeção produz a “vista vertical” cortando o objeto. O observador se posiciona internamente e tem uma visão frontal do detalhamento interno (construções), podendo este estar em qualquer lugar de visão, tanto no comprimento quanto na largura, normalmente sempre onde há o maior detalhamento de informações.