Sexo saudável na adolescência
Muito se ouve: "As coisas mudaram e é normal os jovens terem a vida sexual deles". No entanto, essa normalidade e muito mais aceita na casa do vizinho. Ainda é difícil para a maioria das famílias lidar com a sexualidade do filho adolescente.
A puberdade se inicia por volta dos 9 anos, a adolescência a partir de 12,5 anos, e terminará aos 19, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ou por volta dos 25, segundo a Associação de Pediatria e Hebiatria Californiana.
Apesar de estarmos em pleno 2007, as dúvidas mais freqüentes e conflituosas ainda são dos pais das garotas. Afinal, existe uma idade mínima para se começar a ter relações sexuais de forma saudável? Como lidar com essa questão? Onde meus filhos irão transar? Quanto é aceitável que eles transem? Todo dia? Uma vez por semana?
A iniciação sexual dos jovens vem ocorrendo em média por volta dos 14 anos. Mas alguns se iniciam com 11, 12 e (infelizmente muitas vezes antes disso), e também vamos encontrar os que se iniciarão com 15, 16, 18 ou mais.
Não dá para dizer que exista uma idade correta, mas como psicóloga e educadora sexual posso afirmar que uma iniciação sexual muito precoce em geral ocorre sem maturidade necessária para viver o sexo com responsabilidade. Daí o grande número de grávidas na adolescência, sem contar o enorme risco de doenças sexualmente transmissíveis e a imaturidade para encarar relacionamentos.
Na maioria das vezes existem motivos específicos para a iniciação sexual, principalmente nas mulheres, entre eles:
1º) O mito do 'príncipe encantado', o grande amor eterno. Entregar-se sexualmente ainda costuma ser traduzido pelo mito da prova de amor.
2º) O medo de que se não ceder sexualmente poderá ser considerada 'regulada'(o); para os garotos muitas vezes há o medo de ser considerado gay e acabar perdendo alguém de quem gosta ou de alguém legal pra ficar.
3º) Querer perder a virgindade para se sentir mais 'respeitada'(o), mais adulta (o).
4º) Se