visita a pedreira
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE ENGENHA
NOME, LOCALIZAÇÃO E RESPONSÁVEL PELA EMPRESA
A Aratu Mineração e Construção LTDA. ou somente Pedreira Aratu, fundada em agosto de 1970, é autorizada no DNPM – Departamento Nacional da Produção Mineral - conforme o alvará nº 233 do Ministério das Minas e Energia. Localizada no município de Salvador, na rua da Pedreira Aratu, Barragem de Ipitanga, próxima ao Centro Industrial de Aratu, ela é uma das principais pedreiras em atuação na Bahia.
A Aratu é detentora de Portarias de Lavra, com uma reserva medida de milhões de toneladas de minério, o que lhe dá o direito de exploração mineral por mais dezenas de anos. O seu quadro é atualmente composto por mais de 80 colaboradores diretos, distribuídos nos setores administrativos, de produção e comercial e inclui profissionais renomados nas áreas da engenharia ambiental e de minas. Isso sem falar nas incontáveis relações indiretas baseadas no fornecimento de produtos, serviços e mão de obra que fomenta.
Os responsáveis técnicos sobre a produção da pedreira são, ................ e sobre a administração é o Engenheiro de Minas, Jorge Henrique ............ .
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
A atual capacidade de produção da Pedreira Aratu é de 60 000 toneladas por mês de matéria fino (britas), capacidade essa que pode ser aumentada em caso de vendas de maciços de rocha, segundo o Sr. José Costa que nos guiou durante a visita.
TEMPO PARA EXPLORAÇÃO
A Pedreiras Aratu atua a 44 anos explorando no mesmo local, e possui perspectiva para exploração do local para produção de matéria prima de pelo menos mais 100 anos. Possui uma área total de 1 200 000 m² onde a exploração em si, se dá em apenas 40% dessa área, ou seja, somente 480 000 m² do terreno são explorados. O restante do terreno é utilizado para a preservação ambiental e de área verde, sendo esse um dos requisitos para conseguir a licença de exploração emitida pelo INEMA. A última licença foi emitida em