Relatório de visita técnica a pedreira e obra
Aluno: Alex Arouche Andrade
Sobre a pedreira : A pedreira que visitamos fica localizada em frente a dutra , em queimados .
A obra da pedreira teve um orçamento de 73 milhões ,grande parte da pedreira foi aterrada , alguns pontos exigiram um aterramento de cerca de 20 metros , por conta disso as construções e maquinários no geral fazem uso de destacamento em suas fundações .
Como o local não possuí água , foi criado um processo de captação de toda a água da chuva. Entre as camadas de aterro foram colocadas uma espécie de manta para evitar que a água percole totalmente pelo solo e seja capitada e direcionada para um reservatório primário , que é mais ou menos como se fosse um lago artificial , que possuí a profundidade de 4 metros . Antes da água ser utilizada é feito um tratamento com componentes químicos de limpeza e detergentes, após isso feita distribuição para outros reservatórios menores , e essa água é utilizada por , caminhões pipas para molhar o terreno , nos aspersores de água , para lavar os caminhões entre outros.
Também é utilizado outros tipos de captação de água , como a captação de água da chuva dos telhados , essa água captada é utilizada nos vasos sanitários, limpeza de caminhão , para lavar alguns locais e etc.
E para outros fins como : lavar o rosto , beber , e outros usos pessoais , a empresa utiliza abastecimento feito por caminhões pipas.
A pedreira possuí locais como : Área de vivência , galpões para manutenção de maquinário , escritórios , banheiros , salas de controle de maquinário e energia etc.
Vimos a utilização do cimento queimado em algumas construções , utilização de blocos estruturais , utilização de granitina em alguns pisos, de piso pisos intertravados na área externa , utilização de telha sanduíche no telhado do banheiro e descobrimos que ela possuí uma ótima propriedade termo isolante , que diminui a temperatura do ambiente em até 10 graus.
Constatamos que a