pedreira
Relatório referente à visita técnica a Civil Pedreira
Salvador, Ba
Dezembro de 2014
DAVID, KLEBERSON, JOSEMILE, MARCOS, SABRINA AGUIAR E SUENE DOS SANTOS
Relatório referente à visita técnica a Civil Pedreira
Trabalho desenvolvido como requisito avaliativo da matéria Projetos Complementares - Urbanização e Infraestrutura.
Salvador, Ba
Dezembro de 2014
Introdução
Para que haja a manipulação e fabricação dos materiais para construção, uma pedreira precisa explorar a matéria prima por meio de conjuntos operacionais que permitam a retirada da pedra natural da jazida. Estas são reduzidas a formas e tamanhos compatíveis ao uso em obras de engenharia. Esse é o objetivo da pedreira. O custo de tal processo relaciona-se ao de desmonte de morros naturais e reflete consequentemente no preço cobrado às construtoras. Tais explorações apontam pontos negativos, pois a formação geológica de matéria rochosa não se recompõe em curto período de tempo; escala em que é largamente retirada. Origens do uso de rochas são constatadas em todas as construções antigas e tais hábitos prevalecem na atualidade. Esse pode ser um dos motivos de diminuição dos contingentes rochosos hoje presentes em nosso meio para exploração.
Estradas, calçadas, mesas de cozinha de rocha ornamental, edifícios, utensílios e variados fazem parte da utilização atual humana e em casos, por sofrerem processo de transformação, são até mesmo esquecidos como pedra e apenas lembrados como utensílios.
Uma rocha considerada maciça pode não ser totalmente proveitosa para as pedreiras uma vez que há necessidade de rochas com maior grau de resistência. Assim, há perdas significativas na mina de exploração e, por tal motivo, estudos são constantemente realizados para localização de áreas mais favoráveis à retirada de matéria prima natural em larga escala.
Processo de funcionamento da