Pedreira
O presente relatório tem por objetivo explanar sobre a visita realizada pelos acadêmicos do 5º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Rondônia às dependências da pedreira MADECON com o objetivo de se conhecer todo o processo que envolve a mineração do granito para britagem.
Introdução
A MADECON conta com um amplo espaço em suas dependências, abrigando, além da jazida de granito e da planta de britagem, uma usina de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e uma produção de tubos de concreto para redes de drenagem. Processo de Britagem
Basicamente, o processo de britagem envolve os seguintes passos: detonação da rocha, recolhimento dos blocos, transporte dos blocos até a planta de britagem para a obtenção da granulometria desejada.
Detonação: Perfura-se o corpo rochoso, após o trabalho de perfuração na porção que se quer desmontar faz-se o carregamento dos furos com explosivos e prepara-se a detonação.
Recolhimento e transporte: Como resultado da detonação se desmonta parte da frente do corpo rochoso em fragmentos do tamanho de blocos. Alguns blocos excedem o tamanho ideal para britagem, para solucionar esse problema a empresa conta com uma bola de aço de 3 toneladas que é jogada em cima desses blocos maiores, fazendo com que eles se quebrem em porções menores. Feito isso, uma pá hidráulica os recolhe e deposita em um caminhão caçamba, que leva o material até a planta de britagem.
Planta de britagem: A MADECON utiliza um britador de mandíbula, que são utilizados principalmente em britagens primárias e secundárias (no caso, a empresa o utiliza como britador primário), possibilitando a fragmentação de material de grandes dimensões reduzindo-os para os processos seguintes. Contam também com um britador secundário, mais um cone rebritador para a separação em pedrisco, brita 1 e brita 2.
Tubos de Concreto
A fabricação dos tubos de concreto pela MADECON é feita de maneira bem simples e quase