nazismo / fascismo
Regime político forte, autoritário, centralizado e profundamente antidemocrático, onde o indivíduo é totalmente submisso ao Estado. Ao contrário do Regime Democrático, onde o indivíduo possui liberdades fundamentais e são garantidas pelo próprio Estado. Já no nazismo, o indivíduo não possui essas liberdades. Podendo ser Resumido em apenas três palavras: CRER, OBEDECER E COMBATER.
Tomemos por exemplo a Alemanha de Hitler. Na Alemanha nazista, a população era obrigada a acreditar no Estado Nazista. Todos deveriam obedecer ao Estado nazista, e todos deveriam lutar em nome do Estado Nazista.
Outro aspecto importante foi o período em que surgiu esse regime. O Nazismo surgiu na Alemanha no chamado período “Entre Guerras” em 1918, quando termina a Primeira Guerra Mundial e 1939 quando começa a Segunda Guerra Mundial. Então foi nesse período entre guerras, que se deu o surgimento e o apogeu do Regime Nazista.
Também vale ressaltar que o nazismo surgiu a partir dos escombros da Primeira Guerra Mundial.
Analisemos com mais detalhes:
Para entender o surgimento do Nazismo na Alemanha, na década de 20,
É fundamental saber qual era a situação deste país ao final da Primeira Guerra Mundial. E a situação da Alemanha, nessa época, pode ser resumida de forma simples, com uma única frase: UMA VIOLENTA CRISE ECONÔMICA, POLÍTICA, SOCIAL E MORAL. Sem esquecer o enorme sentimento de frustração nacional, em virtude da derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial; em virtude do Tratado de Versalhes, que prejudicou e humilhou terrivelmente a Alemanha. Esse sentimento de frustração nacional perpassava os mais variados setores da sociedade alemã. E com relação à crise econômica, vale destacar que a Alemanha, até por causa da derrota na Primeira Guerra Mundial, se encontrava mergulhada numa crise. Estava numa situação muito difícil:
Quebra na produção industrial e agrícola;
Desemprego cada vez maior;
Inflação galopante – Desvalorização brutal da moeda;
Muitas