Ordenadores do Universo
Documentação
Ano Lectivo 2013/2014 – 1º Semestre
Ordenadores do Universo
Alexandre o Grande
- Alexandre, o Grande, foi o
fundador da cidade egípcia de
Alexandria, em 331 a.c. O historiador romano Quinto Cúrcio
Rufo observou quatro séculos depois a “Historia de Alexandria”;
- Relato: “ Segundo o qual, depois de o rei ter cumprido a tradição macedónica de assinalar com cevada as fronteiras circulares das muralhas da futura cidade, bandos de aves desceram sobre o cereal e alimentaram-se dele.
Muitas pessoas consideram este acontecimento um mau presságio mas o veredicto dos videntes foi que a cidade teria uma grande população de imigrantes e proporcionaria meios de subsistência em muitos países”.
Alexandria ficou famosa pela quantidade de gente que acorrei à nova capital.
Quando Alexandre morreu em 323 a.C. a cidade tinha-se transformado no que chamamos hoje numa “sociedade multicultural”. Dividida em politeumata corporações segundo a nacionalidades. A nacionalidade mais importante para alem dos autóctones egípcios ( pessoas que nasciam na própria terra, aqueles que habitavam na própria terra), para quem a palavra escrita se tinha tornado um símbolo de sabedoria e de poder.
Segundo o poeta ático Menandro “ quem sabe ler vê duas vezes melhor”.
A tradição grega tinha por tradição registar por escrito a maior parte dos seus assuntos administrativos, porque consideravam que a sociedade necessitava de um registo escrito.
Alexandria formou-se então num estado intensamente burocrático.
Nos meados do século III a.c a abundância de documentos começa a ser avassalador e começam a ser emitidos por escrito:
Recibos;
Estimaticas;
Declarações;
Licenças.
A abundância de documentos escritos não significava necessariamente um amor pelos livros, mas a familiaridade com a palavra escrita acostumou sem dúvida os cidadãos de
Alexandria ao acto