Relatório materiais da construção civil - visita técnica: pedreira votorantim
RELATÓRIO
VISITA TÉCNICA: PEDREIRA VOTORANTIM
Campo Grande
2012
1. VISITA TÉCNICA: INFORMAÇÕES GERAIS
Data: Maio de 2012
Local: pedreira Votorantim
Croqui: [pic] 01. Entrada e Escritórios
02. Vale de Extração
03. Deposição de Estéril
04. Área de Britagem
2. PROCESSOS DE EXTRAÇÃO
1. Prospecção Inicialmente é feito uma avaliação da região de interesse da Industria, são avaliadas imagens de satélite e informações do terreno. O local de extração da Pedreira Votorantim foi inspecionado no passado.
2. Exploração Nessa etapa foram feitos estudos geológicos do terreno. E foi identificado o tipo de solo e a presença de rocha basáltica. Que hoje é uma das substâncias mais exploradas e comercializadas, merecendo destaque em caráter de consumo.
3. Desenvolvimento O terreno foi modificado para suprir as necessidade de uma pedreira. Como mostra o croqui. Foram feitos escritórios para a parte administrativa, estradas para transporte de maquinas, operários e materiais, vales para a extração das rochas, área de máquinas equipada com britadeiras. Em épocas de chuva sistemas de drenagem são utilizados.
4. Lavra
1. Retirada de Estéril Antes de iniciar a exploração de uma pedreira, remove-se a capa de material estéril, a qual está encravada na superfície da jazida. Trata-se de um solo superficial que se misturado à rocha detonada, contamina a pedra produzida. Existem formas de trabalho que devem ser seguidas para executar de maneira correta o capeamento dos solos (DANIEL, 2004). Esse material estéril é armazenado na localização 03, e poderá ser reutilizado, posteriormente, para reconstituição dos terrenos e da flora. 2. Desagregação do Solo São feitos furos cilíndricos de 3 polegadas no solo, com uma inclinação de 15º, e depois preenchidos com material explosivo,