Visita a pedreira
A pedreira visitada foi a Pedreira Parafuso LTDA, localizada na Via Parafuso, km 3,5 – CIA – Simões Filho-BA. Numa área de 50 hectares de exploração, concedida pelo DNPM, a pedreira possui uma capacidade de produção de 35.000 t/mês.
A jazida é explorada há 10 anos pela Pedreira Parafuso LTDA. Fora antes explorada por outra empresa para a construção da própria Via Parafuso e possui tempo de vida útil estimado de 40 anos.
1.1 PROCESSO PRODUTIVO
De todo o processo produtivo, apenas as detonações não são executadas pela própria empresa. O armazenamento de explosivos em paiol é considerado de grande risco. Desse modo, as detonações são terceirizadas.
A Pedreira Parafuso LTDA possui todos os equipamentos mecânicos usados para a extração e beneficiamento da brita e seus derivados.
1.1.1.DECAPEAMENTO
A lavra da mina é a céu aberto. A primeira etapa da lavra é o decapeamento, que constitui da remoção do estéril (material argiloso) e limpeza da rocha sã. Esta etapa é realizada com tratores, escavadeiras e caminhões basculantes. Preocupados com o meio ambiente, a empresa busca parcerias para descartar o estéril.
1.1.2.PERFURAÇÃO E DETONAÇÃO
Seguindo um planejamento de perfuração e detonação, as rochas são perfuradas verticalmente. Para tanto a empresa utiliza uma perfuratriz.
Uma empresa terceirizada, contratada a cada 15 dias, preenche os furos com explosivos em gel e executa as detonações.
Durante a detonação são produzidas desde o pó de pedra até rochas que ultrapassam as dimensões da boca do britador primário. Essas rochas têm as suas dimensões reduzidas com a utilização de um rompedor hidráulico.
1.1.3.PROCESSO DE BRITAGEM E CLASSIFICAÇÃO
Equipada com três britadores distintos, dois alimentadores vibratórios, treze transportadores de correia, três peneiras vibratórias e um classificador rotativo a Pedreira executa o processo de britagem e classificação.
Caminhões descarregam o material coletado após a