VISITA UFBA
ANNALU NOVAIS, BEVÂNIO CANÍNCIO, FLAVIA SOUZA, JOSHUA OLIVEIRA, JULIANA ANJOS, MAYARA RIOS, PEDRO HENRIQUE SENA.
SALVADOR – BAHIA
SETEMBRO – 2014
1 – CRIATIVIDADE, DESIGN, ESTILO E FORMA:
2 – FATORES CONDICIONANTES A SOLUÇÃO DO PROJETO EM ESTUDO:
3 – ESTRUTURA:
A estrutura do prédio de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia faz referência a arquitetura Brutalista, que se caracteriza pela presença da verdade estrutural das edificações, de forma a nunca esconder os seus elementos estruturais (o que se conseguia ao tornar o concreto armado aparente ou destacando os perfis metálicos de vigas e pilares), fazendo então alusão a edificação estudada. O que, pela percepção do grupo, se mostrou um prédio imponente em meio a vegetação a sua volta.
4 – COBERTURA:
A observação do grupo foi de que a cobertura nao ultrapassa a estrutura da fachada, em funcao do seu pe direito alto, perceb-se que ela se junta ao bloco horizontal ficando do mesmo nivel, de modo que nao se mostra aparente para quem a observa.
5 – MUROS, FECHAMENTO VISUAL E ABERTURA:
por seu uma projeto baseado em vaos largos, nao existe muros no entorno do edificio, tendo apenas como fechamento grades na fachada, possibilitando uma maior ventilacao, tendo como principal forma de protecao a propria vegetacao.
6 – ELEMENTOS ARTICULADORES:
a edificacao dispoe de grandes acessos, vaos livres, com bastante iluminacao natural durante o dia e precaria a noite, escadas em grandes escalas e largas, em funcao do fluxo de pessoas, o patio se se mostra bastante ventilado por causa da sua grande abertura, porem se torna pequena em relacao ao fluxo por ser o unico da universidade; o acesso pelos elevador se mostra pequeno, estreito e com defeito, alem de nao ser viavel para cadeirantes, ainda foi observado que possui pouco acesso