BALAN O SOCIAL RESUMO
MATERIAL DE APOIO AO GRULES
Iudícibus e Marion (1999) mencionam que a Contabilidade é um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação às entidades. Possui como objeto o patrimônio das entidades, evidenciando as variações quantitativas e qualitativas do mesmo. Em uma visão macro, é a ciência que registra e analisa como e quão bem a entidade utilizou os recursos a ela confiados.
Segundo Moraes (2002), a Contabilidade tem um papel de oferecer ao administrador a certeza, os meios para decidir, justificar, para estabelecer prioridades, para planejar, para programar, para demonstrar os resultados de suas atividades e fiscalizar a regularidade das operações, especialmente as mutações que ocorre no patrimônio de uma empresa.
Atualmente a Contabilidade divide-se em dois grandes ramos: Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira. Procurando delimitar o campo de atuação de cada uma, Horngren, Foster e Datar (2000, p. 2) afirmam: A Contabilidade Gerencial mensura e relata informações financeiras, bem como outros tipos de informação que ajudam os gerentes a atingir as metas da organização. [...] A Contabilidade Financeira concentra-se nos demonstrativos dirigidos ao público externo, que são guiados pelos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos.
A Contabilidade Financeira, conforme mencionado, está limitada pelos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos. Esses princípios restringem as regras de reconhecimento da receita e mensuração de custo e também os tipos de item que são classificados como ativo, passivo ou patrimônio líquido no Balanço Patrimonial. Ao contrário, a Contabilidade Gerencial não está restrita àqueles princípios contábeis. Ao relacionar o processo de contabilização dos dados internos de uma empresa, a contabilidade consiste em um completo sistema de geração de