Relatorio teor de umidade
Relatório do ensaio de teor de umidade
Caio Araújo de Camargo n°07 ETK1
Profª Samara Disciplina: ESMCC
24/09/2014
Introdução
A determinação da umidade do solo consiste em mensurar a quantidade de água presente nos espaços entre os grãos de uma amostra de solo qualquer. Este índice é importante na medida em que a água interfere na compactação do solo, alterando seu comportamento, na massa específica e no cálculo do traço de compostos utilizando o solo como agregado.
Teor de umidade
Conceitua-se o teor de umidade de uma amostra de solo como a razão entre o peso da água presente em um determinado volume de solo e o peso da parte seca no volume em questão, resultando na seguinte equação que fornece o valor em porcentagem:
U (%) =
Onde:
U é o teor de umidade em porcentagem;
Mu é a massa úmida
Ms é a massa seca
Desenvolvimento:
Materiais:
-Espátula;
-Frigideira;
- Balança de alta precisão;
-Fogareiro;
Procedimento:
Primeiramente foi colocada a frigideira na balança e retirado o seu peso por meio da TARA. Após isso, foi colocada a amostra de solo úmido e anotada sua massa. Em seguida, foi fornecido calor por meio do fogareiro para que a umidade fosse expulsa do solo. Quando o solo apresentou massa constante foi anotada a sua massa de acordo com a tabela a seguir:
Massa (g)
Amostra úmida
500
Amostra seca
490
Colocando-se os valores na equação:
U (%) =
U (%) =
U (%) = 2,04
Conclusão
De acordo com o ensaio realizado podemos observar com os resultados e cálculos efetuados que a amostra de solo utilizada continha 2,04% de teor de umidade.