Visita de estudos
MESTRADO EM BIOLOGIA E GEOLOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO DA BATATA NA EUROPA
UNIDADE CURRICULAR:PATRIMÓNIO BIOLOGICO
Professor: Rubin Almeida
Mestranda: Maria Bethânea Mendes Araújo
MAIO/2011
INTRODUÇÃO
A família SOLANACEAE apresenta cerca de 90 géneros que compreende, mais de 3500 espécies de distribuição cosmopolita (ALBUQUERQUE, VELAZQUEZ & VASCONCELLOS-NETO, 2006), sendo o género Solanum o mais representativo desta família, com aproximadamente XXX espécies, que estão distribuídas entre, arbustos, arvores e trepadoras. Nesse estudo será abordado de forma sucinta apenas a espécie Solanum tuberosum L.. Solanum tuberosum L., é uma planta herbácia, vivaz embora seja cultivada habitualmente como anual. No enquadramento taxonómico se distribuí da seguinte forma: reino Plantae; divisão Magnoliophyta; classe Magnoliopsida; subclasse Asteridae; ordem Solanales; família SOLANACEAE; género Solanum.
A batata tem vindo a tornar-se um alimento base cada vez mais importante em todo o mundo. Tal sucesso deve-se ao fato de a batata conter elementos nutricionais que são essenciais para a nossa saúde, como é o caso da fibra, do ferro, do potássio e das vitaminas B e C. As batatas não contém gordura, apresentam um baixo teor calórico e tem um sabor atrativo. (PEETEN, SCHIPPER, SCHIPPER & BAARVELD, 2007).
HISTÓRIA E ORIGEM
A cultura da batata é uma atividade muito antiga. Admitem alguns autores que esse tubérculo é originário do Chile, daí teria sido levado para as regiões frias do Peru, da Bolívia, do Equador, por tribos pré-históricas, que data de 1570. Em síntese dos estudos feitos por GUERREIRO (1987) e GARDÉ (1975), a batata foi introduzida na Europa em meados do século XVI pelos espanhóis que a trouxeram do Peru, entretanto, a difusão de sua cultura na Europa deve-se principalmente ao farmacêutico Parmentier (1737-1813), que reconheceu as qualidades nutritivas da batata. A utilização da